O câncer de mama é uma doença silenciosa e, quanto mais cedo ele for diagnosticado, melhores são as chances de recuperação.
Mulheres e homens com histórico familiar de câncer de mama devem procurar o mastologista mais cedo e seguir a frequência de consultas recomendada pelo médico.
Se surgir um desses sinais citados abaixo, independente da sua idade, fique alerta e procure um mastologista.
É importante lembrar que mulheres acima dos 40 anos devem fazer o acompanhamento anual com um médico mastologista, ainda que não apresentem sintomas.
Aumento de volume na mama
O aumento de volume mamário que não tenha relação com o ciclo menstrual ou com a gravidez / lactação, precisa ser comunicado ao médico. Esse sinal é ainda mais preocupante se acontece de forma unilateral, ou seja, somente em uma das mamas.
Vermelhidão
Uma vermelhidão na pele pode ser sintoma de carcinoma mamário inflamatório (câncer raro), ou um sarcoma mamário com comprometimento dos vasos linfáticos da pele. A pele fica vermelha porque existe entupimento dos vasos linfáticos pelas células cancerígenas. Normalmente, essa vermelhidão é fria e indolor. O diagnóstico diferencial para esse tipo de câncer inclui as mastites, mais comuns durante o período de lactação.
Secreção Mamilar
Toda secreção que sai pelo mamilo deve ser investigada. Os exames adequados irão detectar a presença (ou não) de células suspeitas de câncer. Caso esse exame detecte esse tipo de célula, uma investigação mais profunda deve ser realizada.
Mamilo Retraído
Se seu mamilo não é do tipo invertido naturalmente e você percebeu alguma retração com ou sem dor, procure um mastologista rapidamente. Esses podem ser sinais indiretos da presença de um tumor.
Nódulo Palpável
É importante procurar um médico se notar qualquer nódulo palpável nas mamas. Eles podem indicar a presença de massa benigna, ou de algum tumor maligno.
Descamação Mamilar
As causas das descamações nos mamilos podem ser inúmeras. Por isso, é preciso estar atento se ela está acompanhada de sintomas como a dor, nódulos, mudanças no formato do seio ou secreção de líquidos do mamilo, pois pode estar relacionada a uma mastite, (infecção nas mamas), cistos ou a um tumor de mama.
Dores
As dores nas mamas, na maioria das vezes, são de origem benigna. Mas ignorá-las não deve ser uma opção, afinal, sempre existem exceções. Informe ao médico sobre as dores para que ele possa investigar as possíveis causas.
Consulte um mastologista regularmente e garanta a saúde das suas mamas!
Dra. Luana Ferreira
Mastologista e Cirurgiã
CRM Ba 30059 / RQE 20044
Uma resposta
Parabéns!! Que bom compartilhar seus conhecimentos em prol da saúde das.mulheres